Festival de Toronto anuncia estreias


25 de Julho, 2014

Fotografia: AFP

Os filmes “While We’re Young”, de Noah Baumbach, e “Pawn Sacrifice”, de Ed Zwick, vão ser algumas das estreias mundiais deste ano do Festival Internacional de Cinema de Toronto, um dos maiores palcos do cinema e plataforma privilegiada para revelar todos os aspirantes ao Óscar.

A organização do festival anunciou 60 títulos, incluindo a estreia de muitas das exibições de gala das grandes produções cinematográficas que vão ser vistas na 39ª versão do festival, entre os dias 4 e 14 de Setembro.
Este ano, para romper com a tradição, os organizadores do festival não anunciaram o filme de abertura e disseram que isso vai ser decidido numa data mais próxima do festival.
“While We’re Young”, do realizador Baumbach, admirado no circuito alternativo, mostra Ben Stiller e Naomi Watts como um casal de meia-idade cujas vidas são sacudidas, quando um casal mais jovem e liberal entra em cena.
O filme é baseado no livro “29, While We’re Young”, de Adena Halpern, e conta a história de uma mulher de 75 anos que percebe ter muito mais a ver com a neta, de 29, do que com a filha, de 55.
No dia do seu aniversário, ganha o direito de desejar qualquer coisa e aquilo torna-se realidade. A senhora deseja então ter 29 anos por um dia. Quando acorda mais jovem, decide sair numa aventura com a neta.
O filme ainda não tem estreia previsão e o argumento é assinado por Michael H. Weber, de “500 Dias Com Ela”.
“Pawn Sacrifice” é protagonizado por Tobey Maguire no papel de Bobby Fischer, lenda norte-americana do xadrez, numa partida do campeonato mundial de 1972 com o rival soviético Boris Spassky, interpretado por Liev Schreiber. As filmagens do próximo trabalho de David Fincher, que actualmente está a terminar “The Social Network”, começam entre Outubro e Novembro. A história, que gira em torno do campeão mundial de xadrez Robert “Bobby” James Fischer, não vai ser uma biografia.
O filme vai centrar-se apenas no campeonato de 1972, para realçar o contexto da Guerra Fria, realçada pelos meios de comunicação social dos EUA em reportagens sobre o confronto.
Steven Knight, de “Senhores do Crime”, escreveu a primeira versão do argumento.  A produção é do estúdio Columbia Pictures, que também já convidou o cineasta David Fincher para a assumir a sequência de “The Girl with the Dragon Tattoo”.
Ao todo, quase 300 filmes devem ser exibidos no festival, que se iguala em importância ao de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim.
Mas, este ano, o festival vai ser mais rígido nos critérios de exibição, de forma a incluir legítimas estreias mundiais nos seus primeiros quatro dias, quando a atenção dos jornalistas e da indústria é mais intensa, embora os organizadores tenham afirmado que essa não foi a causa do atraso na divulgação do filme de abertura.
“De maneira nenhums. Temos muitos filmes para ver e nem sempre ficam prontos para o nosso calendário”, declarou o director artístico do festival, Cameron Bailey.
O Festival Internacional de Cinema de Toronto é uma actividade que decorre ao longo de todo o mês de Setembro em Toronto, Canadá, desde 1971. O Festival começa oficialmente na quinta-feira, após o Dia do Trabalhador no Canadá, e prossegue durante mais dez dias.
O Festival de Toronto era mantido por investimentos de cineastas e empresários e acabou por se tornar uma ferramenta de marketing de Hollywood.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA