Festival Kugoma decorre em Maputo


22 de Julho, 2014

Fotografia: DR

A V edição do festival de cinema e curta-metragem Kugoma decorre até ao dia 27 na capital moçambicana, com várias manifestações culturais nos locais mais nobres de Maputo e arredores.

A abertura desta edição do Kugoma decorre no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, com a exibição do filme de ficção sul-africano “Kanyekanye" (A Linha), do realizador Miklas Manneke.
Seguiu-se um cine-concerto que assinala os cem anos do desenho animado Gertie, o dinossauro, do norte-americano Winsor McCay, e que contou com a actuação dos músicos Samito Tembe e Deodato Siquir, e dos actores Dias Santana e Horácio Mazuze.
Entre amanhã e sexta-feira, o auditório do centro vai ser palco de Machibombo Kugoma, um projecto de literacia visual e criação de novos públicos, dirigido aos alunos do ensino primário, conduzidos por um autocarro alugado para o efeito aos Transportes Públicos de Moçambique, envolvendo cerca de 1.200 crianças e encarregados de educação de seis escolas da capital moçambicana.
De acordo com um comunicado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, o Kugoma vai lançar amanhã um DVD sobre a obra do realizador José Cardoso, um dos fundadores do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), que morreu em 2013. A organização destaca a presença no festival do realizador, docente e director artístico do festival Monstra, Fernando Galrito, que vai realizar uma série de acções de formação para um público infantil, numa parceria com o certame realizado anualmente em Lisboa e que envolve ainda oficinas de brinquedos ópticos e cinema de animação para crianças e também para artistas e estudantes de arte.
O Kugoma conta ainda com extensões dos festivais europeus de cinema africano Cinésud, de França, e Africa in Motion, da Escócia, além de projecções de filmes de festivais parceiros, como o Bang Awards e Monstra, de Portugal, Dia da Animação e Festival do minuto, do Brasil, e a exibição de curtas-metragens de vários realizadores moçambicanos, entre os quais Chico Carneiro, Natércia Chicane e Diovargildio Chaúque.
O festival Kugoma resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, o Ministério da Cultura e o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA