Festival literário dedicado a crianças


11 de Abril, 2016

A 3ª edição do festival de literatura infantil da Huíla começa dia 17, no Lubango, numa iniciativa da Associação dos Jovens Amigos da Literatura Angolana (Assojala), para incutir o gosto pela leitura nas crianças.

A actividade, disse o coordenador do núcleo da associação, junta 40 crianças, dos dez aos 16 anos, que apresentam textos literários da sua autoria e outros adaptados de livros, de prosa ou poesia, de autores angolanos e estrangeiros.
Oliver Fela adiantou à Angop que a actividade, além de incentivar o gosto pela leitura, serve também para despertar futuros talentos da literatura. “Hoje, as crianças estão muito limitadas aos conhecimentos adquiridos na escola e desprovidas de informações sobre a literatura angolana e seus autores”, lamentou Oliver Fela.
O festival está dividido em três etapas. A primeira selecciona concorrentes que passam à fase seguinte. A segunda apura os pré finalistas, que disputam a final a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. A iniciativa tem o apoio do Centro de Formação Profissional Estrelas da Huíla e de outras  instituições públicas e privadas da província. Os dois primeiros classificados ganham o direito de frequentar um curso naquele centro. Os interessados devem fazer as suas inscrições na portaria da Rádio Huíla, na Texto Editores ou no Centro de Formação Profissional Estrelas da Huíla. Actualmente, estão filiados na associação Assojala 30 escritores.
O festival de literatura dedicada a crianças realiza em saudação ao 2 de Abril, dia Internacional do livro Infantil, celebrado anualmente por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que instituiu a efeméride em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA