Festival Orquídeas reforça intercâmbio

Roque Silva |
11 de Maio, 2016

Fotografia: João Gomes

A promoção das artes cénicas por meio do aumento da troca de experiências é o lema da segunda edição do Festival de Teatro Orquídeas, que é realizado este final de semana, dias 13,14 e 15, e o próximo, no Lubango, Huíla.

O projecto conta nesta edição com a participação especial de companhias de teatro da Huíla, Namibe, Bengo e Cuando Cubango.
O director do festival disse ao Jornal de Angola que o projecto mantém o seu propósito principal, que é a formação dos actores e encenadores das províncias convidadas, assim como ajudar a melhorar a qualidade dos espectáculos exibidos.
José Domingos disse que por este motivo, no âmbito do projecto, são realizadas, no período da manhã (entre as 12 e as 14h00), várias acções de formação, assentes nos temas “A preparação de voz para o actor”, “A preparação corporal e facial” e sobre “Dramatização - A posição do actor em palco”.
A programação reserva também a apresentação de três espectáculos por dia, de 16 companhias de teatro, no final dos quais vão ser eleitos o melhor espectáculo, actor e actriz.
O Festival de Teatro Orquídeas tem confirmada a participação dos grupos Vozes do Momento, Pôr-do-Sol, Twayolela, Guiados pelo Verbo, Estrelas da Nossa Senhora de Fátima, Molãs do Tchioco, Estrelas Encontradas, Horizontes da Vida e Ondjila (Huíla), Colacerma, Artes da Welwitchia, Omwenho e Vanda Vatchuka (Namibe), Tchakwokwo (Benguela), Sementes de Artes (Bengo) e Estrelas em Palco (Cuando Cubango). Os temas dos espectáculos, destacou o director do festival, foram escolhidos ao detalhe, de forma a destacar mais a vertente pedagógica. “Um dos propósitos deste festival é transmitir valores cívicos às pessoas através das artes cénicas”, informou.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA