Festival reforça intercâmbio

Manuel Albano |
4 de Dezembro, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

O aumento do intercâmbio entre leitores e escritores e maior divulgação dos livros de autores nacionais são o principal objectivo da primeira edição do Festival Ulengo de Literatura, que é realizado de 11 a 20, no município de Belas, em Luanda.

O director executivo da Rabugento Editora, a outra organizadora da actividade, com a Ulengo Center, explicou que o festival tem ainda como meta ajudar a aproximar mais os leitores dos livros, através de políticas de vendas, que incluem preços mais reduzidos e acessíveis. José Vemba informou ontem ao Jornal de Angola que a ideia é também criar no local da actividade um espaço para promover parcerias entre editoras e escritores, bem como fomentar o hábito de leitura particularmente nas crianças e adolescentes.
A feira, que tem abertura marcada para as 11h00, fica aberta, diariamente, das 9h30 às 18h00. O espaço inclui uma sala de leitura e outra para realização de palestras. Para esta edição do projecto, que se pretende anual, foram convidados seis editoras e 14 livrarias, que vão apresentar mais de três mil livros didácticos, literários e científicos. “Queremos dar ao público mais opções de leitura, como uma forma de diversificar os géneros literários e didácticos à sua disposição”, disse, acrescentando que é preciso maior divulgação dos programas culturais, em especial os realizados para a promoção da leitura. “Os encarregados de educação precisam de participar mais neste tipo de actividade, para incentivar o interesse dos filhos.”
O programa de actividades inclui a realização no dia 12 de uma palestra sobre “Escrita Criativa”, às 14h30, a ser proferida pela professora e escritora Lueji Darma.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA