Festival Teatro de Inverno abre inscrições


3 de Março, 2015

A Associação Cultural Girassol de Moçambique abriu até dia 30 as candidaturas para apurar os 15 grupos, moçambicanos, angolanos e portugueses, que vão fazer parte da XII edição do Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI 2015), de 29 de Maio a 21 de Junho deste ano, na cidade de Maputo.

De acordo com o regulamento do Festival podem participar no evento companhias de teatro de Moçambique e de outros países desde que concordem com os seus objectivos.
O Festival é de carácter demonstrativo, devendo cada grupo-companhia apresentar a sua obra, tal como é descrito na ficha de inscrição e registado na cópia do vídeo enviado à produção.
Ainda conforme o regimento, a organização do Festival responsabiliza-se pelo alojamento e alimentação de até seis elementos de cada grupo fora da cidade de Maputo ou do país. A Associação Cultural Girassol não se compromete a pagar os custos da sua viagem (passagens, bagagens, vistos, seguros de viagem e outros). A organização do Festival também não disponibiliza subsídios nem qualquer outro tipo de pagamento aos grupos ou aos seus integrantes. Além de grupos de Moçambique, espera-se este ano a participação de grupos de Angola e Portugal e, ao contrário dos anos anteriores, não vai circunscrever-se ao teatro.
Dança, música, fóruns e debates com painéis e atribuição de homenagens e troféus de carreira a entidades ligadas às artes e à cultura e trabalhos de âmbito social fazem parte do evento.
A fim de garantir o sucesso do Festival, que pretende promover grupos teatrais amadores, dando-lhes uma projecção nacional e internacional, a XII edição vai ter sessões todas as quintas, sextas-feiras, sábados e domingos.
Este é o maior festival de teatro do país e tem o Teatro Mapiko da “Casa Velha” como palco principal, mantendo assim a tradição que já dura há 12 anos.
Mapiko é o nome do Teatro da Associação Cultural Casa Velha, localizado por detrás do edifício principal da “Casa Velha”. O espaço é o primeiro e único teatro a céu aberto construído de raiz no país depois da independência do país. Neste espaço surgiram alguns dos nomes mais sonantes da arte de representar em Moçambique. No “Mapiko” nasceram e fizeram-se também músicos, coreógrafos, dançarinos e gestores culturais.

Carácter internacional


O Festival Teatro de Inverno adquiriu, pela primeira vez, o carácter internacional, na sua 10ª edição, em 2013 com a participação dos grupos Pitabel de Angola e Mundo Teatro do Brasil. De 2004 a esta parte, o Festival Teatro de Inverno assumiu-se como o mais tradicional, o mais longo e o mais consistente dos festivais de teatro da cidade de Maputo e já vai na sua 12ª edição ininterrupta.
Na edição do ano passado, participaram grupos de teatro das províncias de Maputo, Tete e Zambézia, e os internacionais Ombaka e Serpente de Angola. O Grupo Cultural Girassol nasceu da necessidade de a Organização Continuadores prestar uma homenagem a Samora Machel (o primeiro Presidente da República) pela passagem do primeiro aniversário do seu desaparecimento físico, em 1987.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA