Filhos buscam patrocínio para restauro dos filmes


9 de Outubro, 2014

Fotografia: DR

Os filhos do realizador brasileiro Hugo Carvana, falecido no sábado no Rio de Janeiro, querem recuperar e restaurar o acervo deixado pelo pai, que inclui nove filmes e o décimo em fase de produção, com o actor António Fagundes no papel principal.

A filmografia de Hugo Carvana está arquivada, na sua maioria, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O primeiro filme a passar por um processo de remasterização e restauro foi “Vai Trabalhar Vagabundo”, de 1974, obra que permitiu a estreia de Hugo Carvana como realizador, e que foi exibida no fim-de-semana no Ponto Cine, em Guadalupe, como parte da programação do Festival do Rio.
Os quatro filhos do cineasta estão têm todos uma relação com o cinema e audiovisual. Pedro Carvana, de 45 anos, o mais velho, agradeceu ao pai pelos seus feitos. “Quero agradecer ao pai pela bonita história que deixou e da qual nós vamos cuidar. Cuidar da sua obra, é cuidar de uma maneira carinhosa da memória do Rio de Janeiro”. Também realizador de cinema, Pedro Carvana admitiu que o restauro do legado do pai depende de patrocínios. “Nós estamos a cuidar do acervo, mas estamos à procura de apoios para viabilizar o restauro da obra do Carvana. Estamos a encontrar alguns parceiros, mas é um caminho longo para cuidar dessa obra tão importante.”
Em declarações ao site “uol”, Pedro mostrou-se muito conhecedor e entusiasta da obra do pai e define-o como um “cronista da cidade através da lente do humor”. Todos os filmes de Carvana são passados no Rio de Janeiro e as personagens característicos cariocas, apaixonados pela cidade.
Hugo Carvana trabalhou em mais de 90 filmes e começou ainda adolescente, entre os 16 e os 18 anos, a fazer figuração nos estúdios da Vera Cruz, no Rio. Depois, participou no Teatro Opinião e, para Pedro, o pai “mambembou pelo Brasil inteiro”.
Hugo Carvana, de 77 anos, também participou no Cinema Novo e trabalhou ao lado de Glauber Rocha e Ruy Guerra. “Mas houve um momento em que ele começou a fazer os seus próprios filmes”, realçou o filho.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA