Filipe Mukenga e Zau apresentam disco infantil

Roque Silva |
25 de Junho, 2016

Fotografia: Paulino Damião

A dupla Filipe Mukenga e Filipe Zau apresenta hoje, às 8h00, no Shopping Ulengo, no município de Belas, em Luanda, o disco com músicas para crianças “Canções da minha Escola”, durante uma sessão de vendas e assinatura de autógrafos.

O álbum foi gravado em saudação ao mês da criança e é o primeiro volume de um projecto que vem contribuir para reforçar o cancioneiro da música infantil angolana.
O álbum é composto por dois discos, sendo um com 12 temas e o outro apenas com  instrumentais para karaokê, e é acompanhado de um livro com as letras das músicas, que serve de guia para as crianças, encarregados de educação e professores.
As composições abordam, dentre outros assuntos, a preservação do mundo animal e são da autoria de Filipe Mukenga e Filipe Zau, dois consagrados da música angolana que também dão vozes às canções, ao lado de Totó St, Jack Nkanga, Kanda, Emanuel Mendes, Selda Portelinha, Sandra Cordeiro, Toty e Djanira Mercedes. O disco tem diversificados géneros musicais e foi gravado na Rádio Vial, em Luanda, masterizado em Paris e conta com a produção de Nino Jazz e da MPO Portugal.
O coordenador editorial do projecto musical disse ao Jornal de Angola tratar-se de uma iniciativa que consiste em criar referências musicais susceptíveis de contribuir para a educação musical e artística das crianças angolanas.
Dotar as crianças de novas sonoridades, adaptadas ao desenvolvimento da sua personalidade, por forma a romper os maus hábitos, é um dos objectivos do projecto, fez saber  coordenador editorial do projecto. A ideia, disse, é fazer com que as músicas sejam usadas nas salas de aula, de teatro e de dança, numa perspectiva educativa, por incorporarem mensagens que promovem valores morais e culturais e boas práticas para uma convivência saudável.
Segundo Lopes Trigo, o projecto tem o apoio dos ministérios da Educação e da Assistência e Reinserção Social, sendo que o primeiro reconheceu a sua importância para as crianças, tendo em conta a reforma educativa em curso.
O coordenador editorial do projecto afirmou que, com o lançamento do disco em Luanda, o país marca um passo decisivo para a criação do primeiro cancioneiro da música infantil angolana.
Filipe Mukenga e Filipe Zau são dois dos mais conceituados compositores angolanos. Trabalham juntos há anos e dessa união nasceram outros projectos, nos quais se destacam os CD “O Canto da Sereia: O Encanto” (1997) e “Canto Segundo da Sereia: O Encanto” (2012).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA