Filme ''A Independência'' já disponível em DVD


18 de Fevereiro, 2016

O documentário “Independência”, de Mário Bastos, vai estar disponível em DVD a partir de sábado, quando vai ser lançado na Praça da Independência, em Luanda,  a partir das 8h00.

No mesmo dia o DVD chega aos locais habituais em todo o país e aos supermercados de grande superfície.
Produzido pela Geração 80 e pela Associação Tchiweka de Documentação (ATD), o documentário é resultado do projecto Angola-Nos Trilhos da Independência que começou há seis anos e desde então já recolheu depoimentos de mil horas de entrevistas em vídeo, tendo também imagens de vários locais históricos. “Independência” é visto pelos seus produtores como uma “obrigação de devolver à sociedade angolana um pouco do que dela se recebe” produzindo algo para o presente, principalmente para as gerações nascidas depois de 1975, que não conheceram o sistema colonial e pouco sabem do passado.
“Como a maior parte das pessoas da minha geração, tinha um desconhecimento profundo do nosso passado. Comecei a querer conhecer melhor as pessoas e as ideias daqueles que lutaram pela independência do nosso país”, diz o realizador Mário Bastos.
“Trabalhar seis anos no projecto Angola-Nos Trilhos da Independência, com acesso ao Centro de Documentação da Associação Tchiweka, foi essencial para conseguir fazer este documentário. Concluído o filme, espero que ele consiga criar diálogo entre as gerações que participaram na luta e as que nasceram depois de 1975. Está na hora de olharmos para o passado com os pés bem assentes no presente, e reflectirmos sobre onde estamos e o que somos, como país, 40 anos depois da  Independência”.
O filme foi lançado em Novembro nas cidades de Luanda, Benguela e Lubango.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA