Filme "Birdman" é favorito ao Óscar


22 de Fevereiro, 2015

A esperada cerimónia do Óscar vai revelar hoje os vencedores da 87ª edição, que tem “Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância”, do mexicano Alejandro González Iñárritu, como grande favorito a Melhor Filme, embora muitos apostem numa surpresa com “Boyhood: da Infância à Juventude”, de Richard Linklater.

Para a imprensa especializada, “Birdman” vai ser o grande vencedor desse ano, mas “Boyhood” ganhou força nas cotações desde que levou o Bafta de Melhor Filme.
Os dois filmes venceram o Globo de Ouro. “Birdman” na categoria melhor comédia, e “Boyhood”, na de melhor drama. Porém, os principais prémios entregues para produtores, realizadores e actores foram para o filme de González Iñárritu. “Birdman” foi escolhido melhor filme pelos sindicatos de produtores (PGA) e realizadores (DGA) de Hollywood, que possuem muitos integrantes que votam no Óscar e que no ano passado escolheram “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, que também levou as estatuetas de melhor filme e melhor realizador. O filme também se saiu bem nos prémios Gotham, e o seu elenco, nos Saga.
No entanto, os críticos de Boston, Chicago, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, São Francisco, Vancouver e Washington caíram de amores por “Boyhood”.
A película recebeu as melhores críticas desde a sua estreia, a história que Linklater rodou durante mais de 11 anos para acompanhar o crescimento de um garoto dos seis aos 18 anos. Protagonizado por Ellar Coltrane, com Ethan Hawke e Patricia Arquette como seus pais, o filme convenceu também o American Film Institute, que o considerou o melhor do ano.
Um esquema que parece repetir o sucesso, em 2011, de “O Discurso do Rei”, favorito da indústria, e “A Rede Social”, o melhor para os críticos. No Óscar, o filme britânico levou os prémios mais importantes: melhor filme, actor principal (Colin Firth), realizador (Tom Hooper) e argumento (David Seidler).
Tudo aponta para que este ano aconteça o mesmo, especula a imprensa, que aponta claramente “Birdman” como vencedor das categorias mais importantes, embora haja maior disparidade de critérios.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA