Filme de produção nacional exibido nas salas de Portugal

Roque Silva |
24 de Setembro, 2015

Fotografia: Octávio Santo |

O filme “Por aqui tudo bem”, da realizadora angolana Maria Esperança “Pocas” Pascoal, estreia hoje em Portugal, nas salas dos cinemas City Alvalade e Cascais, em Lisboa.

A longa-metragem, a primeira da cineasta angolana, chega às salas portuguesas através da distribuidora Cinemundo e como um exclusivo da programação dos dois cinemas a 1 de Outubro. O filme conta a história de duas irmãs angolanas que fogem para Lisboa na década de 1980, devido à guerra civil, e depois se refugiam em França. As protagonistas Ciomara Reis e Cheila Lima representam os papéis de Alda e Maria.
No filme Ciomara Morais, que começou a se destacar na adaptação televisiva do “best-seller” “Equador”, representa um papel idêntico ao da sua história de vida, enquanto Cheila Lima é a personagem que nasce em terras lusas, mas sempre com grande fascínio pela pátria de origem da sua família. “Por aqui tudo bem” foi produzido por Luís Correia e tem direcção de fotografia de Octávio Espírito Santo. O filme já foi exibido em salas de cinemas nos cinco continentes e distinguido em vários festivais, com destaque para o primeiro prémio do júri para ficção no “Los Angeles Film Festival’2012”, escolhido entre 200 filmes de mais de 30 países.
“Por Aqui Tudo Bem” - “All is Well”, na versão inglesa - foi considerado pelo júri do Festival de Cinema Independente da Costa Oeste dos Estados Unidos como o ponto de vista da realizadora numa transformação de história pessoal de exílio de Angola num drama profundamente comovente, cujo poder cinematográfico é particularmente impressionante no trabalho de um realizador estreante.
O filme de produção nacional foi eleito ainda a melhor longa-metragem portuguesa de ficção, na XI edição do IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente, realizado este ano, assim como melhor longa-metragem de ficção do VI Festival Internacional de Cinema de Luanda, em 2011.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA