Filme francês “Fora da lei” na Mediateca


19 de Julho, 2016

O primeiro filme do realizador francês Rachid Bouchareb, intitulado “Fora da lei” é exibido amanhã, às 18h00 na Mediateca de Luanda, no novo ciclo de cinema: histórias e memórias, no âmbito do projecto “Quartas de Cinema”, da Alliance Française.

O filme, que tem como protagonistas os actores Jamel Debbouze, Roschdy Zem e Sami Bouajila, trata, em de duas horas e meia, do passado colonial da França, mas é sobretudo a saga de três irmãos, expulsos de casa quando crianças pelos colonizadores franceses. Adultos, a viverem em Paris, os três participam na luta pela independência da Argélia.
De acordo com a sinopse do filme, expulsos das suas terras na Argélia, os três irmãos e a mãe vêem-se obrigados a separar-se. Messaoud alista-se no exército francês, em luta na Indochina. Em Paris, Abdelkader põe-se à frente do movimento pela independência da Argélia e Said faz fortuna nos casinos e nos clubes de boxe de Pigalle. O destino dos três, selado pelo amor de uma mãe, enreda-se inexoravelmente no de uma nação em luta pela sua liberdade.
O filme começa em 1945, quando a elite francesa colonizadora expulsa vários argelinos do seu próprio território.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA