“A passante de Sans-Souci” no programa da Mediateca


9 de Agosto, 2016

Fotografia: DR

O filme “A passante de Sans-Souci”, do realizador francês Jacques Rouffio, é exibido dia 17, às 18h00, na Mediateca de Luanda, no  ciclo de cinema  “Histórias e Memórias”, no âmbito do projecto “Quartas de Cinema”, da Alliance Française.

O realizador Jacques Rouffio nasceu em Marselha de 1928. Iniciou a sua carreira cinematográfica como assistente de Jean Delannoy. Em 1967, dirigiu a sua primeira longa-metragem e, sobretudo na década de 1970, obteve grandes sucessos comercias com filmes estreados por actores renomeados. 
O filme tem como protagonistas os actores Romy Schneider, Michel Piccoli e Helmut Griem e   conta a história de Max Baumstein, um bem-sucedido homem de negócios e comprometido defensor dos direitos humanos, que mata a tiro o embaixador do Paraguai e se entrega imediatamente à Polícia.
Romy Schneider foi, ao lado de Marlene Dietrich, uma das poucas estrelas do cinema alemão que seguiu carreira também noutros países.  “A passante de Sans-Souci” foi o último filme de Romy Schneider, que faleceu pouco antes da estreia.
De acordo com a sinopse, a história começa sob o terror nazista, do qual Max padece aos 12 anos de idade. Após o assassinato do pai, Elsa Wiener, esposa de um editor, foge com Max para Paris. O marido Michel é condenado a cinco anos de prisão num campo de concentração.
O embaixador alemão está interessado em Elsa. Ela dorme com ele para obter a libertação do marido. Mas quando Michel a encontra em Paris, Leggaert manda fuzilar o casal. Décadas mais tarde, Max reconhece o criminoso nazista no agora embaixador do Paraguai.
O filme mostra o dilema básico do cinema convencional de entretenimento, no trato de temas que requerem um distanciamento crítico muito consciente do aspecto político.
O projecto “Quartas de Cinema” faz projecções quinzenais de forma gratuita, numa parceria com a Mediateca de Luanda. A programação tem sido bastante diversificada e oferece  o melhor do cinema francês, francófono e angolano.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA