Academia cria novas regras


1 de Julho, 2014

Fotografia: AFP

A organização dos Óscares anunciou novas regras para a escolha da categoria de melhor canção original, entre as quais a proibição de os membros da Academia contactarem com os votantes por qualquer via, para promover canções.

A nova regra surge na sequência de uma polémica que, no ano passado, envolveu a canção “Alone Yet Not Alone", do filme homónimo, que teve uma nomeação graças aos e-mails que Bruce Broughton, um ex-membro da academia e actual membro do comité executivo, enviou para 70 dos 240 membros responsáveis pela categoria musical.
Outra das novas regras é a proibição de membros da Academia assistirem a espectáculos onde uma canção elegível seja tocada, excepto quando esta a­companhar a projecção do seu respectivo filme. A regra surgiu depois de a Academia constatar o enorme peso que tiveram as actuações com músicas da banda sonora de "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Coen, ou as performances de "Happy", tema de Pharrell Williams, que foi a banda sonora de "Gru - O Maldisposto 2" e esteve nomeada para melhor canção original dos Óscares.
A próxima cerimónia dos Óscares, que é a sua 87ª edição, vai ser a 22 de Fevereiro de 2015, no Doly Theatre em Los Angeles, EUA.

Novos membros

A actriz mexicana, de origem queniana, Lupita Nyong'o, vencedora do Óscar de melhor actriz secundária este ano, o irlandês Michael Fassbender, o músico Pharrell Williams e o realizador espanhol Esteban Crespo são os novos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, informou a instituição.
Lupita Nyong'o, de 31 anos, dá, assim, mais um passo na sua carreira, que começou a ter reconhecimento no ano passado, quando a actriz interpretou o papel de escrava Patsey, em “12 Anos Escravo".
Além dela, foram seleccionados os seus companheiros no filme Michael Fassbender, nomeado este ano par a o Óscar de melhor actor secundário, e Paul Dano, que se unem, desta forma, aos 600 membros da Academia.
A comediante Julia Louis-Dreyfus, conhecida pela série de televisão "Seinfield", também entrou para o clube, assim como o somali Barkhad Abdi, o pirata de “Capitão Philips", e Sally Hawkins, a irmã de Cate Blanchett, em “Blue Jasmine".
Entre as novas incorporações, destacam-se ainda Pharrell Williams, que tem o sucesso “Happy", na banda sonora de “Gru - O Maldisposto 2", e o realizador do filme “Clube de Dallas", o canadiano Jean-Marc Vallé. A lista inclui também o realizador e argumentista espanhol Estaban Crespo, devido aos seus trabalhos de destaque, como a curta-metragem "Aquel no era yo" (2012).
A presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, destacou que os 271 novos membros - distribuídos entre actores, realizadores, produtores, responsáveis por efeitos especiais e figurinistas, “contribuíram para entreter pessoas no mundo inteiro".

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA