América Latina foi fonte de inspiração


19 de Outubro, 2014

Fotografia: Divulgação

Em 1941, Walt Disney e vários artistas do seu estúdio fizeram uma viagem de duas semanas e meia pela América Latina - uma expedição paga pelo Governo dos Estados Unidos e que serviu de inspiração para a adaptação de títulos clássicos como “Peter Pan” e “Alice no país das maravilhas”.

Eram os tempos da II Guerra Mundial e o Governo do então presidente Franklin Roosevelt olhava com receio a crescente influência que a Alemanha e as potências do Eixo tinham sobre os países latino-americanos. Para inverter a situação, decidiu enviar o seu melhor embaixador: o já então mundialmente famoso Walt Disney.
“A viagem pela América Latina trouxe uma renovação artística para Walt Disney”, explicou em entrevista à Agência Efe Theodore “Ted” Thomas, filho do animador Frank Thomas, que trabalhou lado a lado com Walt Disney e participou na expedição à América Latina. Além disso, Thomas é o realizador do documentário “Walt & El Grupo”, que narra os pormenores da viagem latino-americana de Disney e o seu pai.
Produtos directos da expedição foram dois dos títulos menos conhecidos do período clássico da Disney, “Alô, amigos” (1942) e “Os três cavalheiros” (1944), passados em diferentes paisagens latino-americanas, como a Patagónia, os Andes, o Rio de Janeiro e a Cidade do México, e realizados por pedido expresso do Governo dos EUA. No entanto, de acordo com Thomas, a importância dessa viagem para a Disney foi muito além disso e a sua influência estende-se a títulos icónicos como “Cinderela” (1950), “Alice no país das maravilhas” (1951) e “Peter Pan” (1953).
“A viagem teve um grande impacto sobre o próprio Walt e todos os artistas que o acompanharam, sendo talvez o caso mais evidente o de Mary Blair. Durante o tempo em que passou na América Latina, o estilo e a paleta de cores de Blair sofreram uma grande transformação, adquirindo muitas influências da natureza e das culturas latino-americanas”, explicou Thomas. Este novo estilo adquirido por uma das poucas mulheres animadoras da máxima confiança de Disney levou-a a ser a principal responsável pelo desenvolvimento gráfico dos três filmes referidos.
A expedição dos estúdios Disney saiu dos EUA em dois grupos, principalmente porque o seguro de vida de Walt Disney o proibia de viajar com mais de sete membros do seu estúdio.
Os que viajavam com Disney apanharam o avião a 15 de Agosto de 1941 em Miami Beach, passaram uma noite em Porto Rico e depois foram a Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA