Associação nomeia filmes para prémio


21 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

A organização de críticos dos Estados Unidos, Broadcast Film Critics Association (BFCA), anunciou os nomeados para a 20ª edição dos seus prémios anuais Critics' Choice Awards, entre os quais “Birdman”, do mexicano Alejandro González Iñárritu, e o filme argentino “Relatos Selvagens”.

“Birdman” apresenta-se como o grande favorito para esses prémios após liderar com 13 o número de nomeações, incluindo melhor filme e melhor actor (Michael Keaton), enquanto “The Grand Budapeste Hotel” e “Boyhood” concorrem por 11 e oito prémios, respectivamente.
Iñárritu entrou na disputa de melhor realizador e melhor guião, esta última indicação compartilhada com os argentinos Nicolás Giacobone e Armando Bo, e o seu compatriota Antonio Sánchez, veterano músico de jazz, foi nomeado para melhor banda sonora, a primeira da sua carreira, também por “Birdman”.
Emmanuel Lubezki, também mexicano, conseguiu a nomeação de melhor fotografia, igualmente por “Birdman”.
Do país americano é também o talento por trás de “The Book of Life”, candidato a melhor filme de animação, produzido por Guillermo del Toro, realizado por Jorge Gutiérrez e com as vozes de Diego Luna, Kate del Castillo e Ana de la Reguera, entre outros. O filme argentino produzido pelos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar, “Relatos Selvagens”, entrou na corrida pelo título de melhor filme de língua não inglesa com o polaco “Ida”, o belga “Two Days, One Night”, o russo “Leviathan” e o sueco “Force Majeure”.
Rosario Dawson (“Top Five”) e Zoe Saldaña (“Guardians of the Galaxy”) obtiveram uma nomeação cada nas categorias de melhor actriz de comédia e de acção, respectivamente. A lista de filmes candidatos a melhor longa-metragem nos BFCA é formada por “Birdman”, “Boyhood”, “Gone Girl”, “The Grand Budapeste Hotel”, “The Imitation Game”, “Nightcrawler”, “Selma”, “The Theory of Everything”, “Unbroken” e “Whiplash”. Os prémios Critics' Choice tendem a ser uma referência confiável para prever os prémios Óscar, dada a elevada coincidência registada historicamente entre os seus resultados e os que se produzem na entrega de estatuetas da Academia de Hollywood.
A cerimónia dos Critics' Choice Awards tem lugar a 15 de Janeiro no auditório Hollywood Palladium de Los Angeles.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA