"Cartas de Guerra" de Ivo Ferreira rodado em Angola

Nicolau Vasco | Menongue
13 de Maio, 2015

“Cartas da Guerra” é o título do filme do realizador Ivo Ferreira sobre a vida profissional do médico português António Lobo Antunes no Cuando Cubango durante a guerra colonial em Angola, estreia em Março do próximo ano.

A primeira fase do filme, baseado numa autobiografia, rodada no Cuando Cubango, incluiu um retrato das antigas cadeias do Missombo, onde no período colonial estiveram presos alguns nacionalistas angolanos. A segunda e última fase, rodada em Portugal, inclui depoimentos sobre o 25 de Abril de 1974 e outros acontecimentos que mudaram radicalmente a situação politica de algumas colónias portuguesas.
O livro de António Lobo Antunes, disse o realizador português, é a principal fonte do filme, que inclui as cartas de amor que escreveu para a mulher, que se encontrava em Portugal.
O filme tem depoimentos de angolanos e portugueses, pelos quais Ivo Ferreira procura revelar os sentimentos de António Lobo Antunes por Angola, “país onde queria morrer, principalmente depois de se ter apercebido das injustiças perpetrada dos colonos”.
Em 2001, Ivo Ferreira orientou uma formação sobre Introdução à Linguagem e Técnica Audiovisual, em Luanda, no âmbito da Cena Lusófona em parceria com o Elinga Teatro, em que participaram dezenas de jovens, finalizando com o registo da peça “Quem Me Dera Ser Onda”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA