"Cine Planeta" leva filmes a crianças do Lar Kuzola


25 de Outubro, 2015

Fotografia: Mota Ambrósio

A II fase do projecto de cinema móvel “Cine Planeta 3D” começou, sexta-feira, no Lar Kuzola, em Luanda, com a inauguração de duas modernas unidades cinematográficas, pelo secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley.

 

Cada uma das unidades ocupa uma área de cinco metros quadrados e é capaz de albergar 45 pessoas. O projecto, uma iniciativa das Organizações Tondinha & Irmãos, prevê, nesta etapa inicial, projectar filmes ligados à astronomia, sociedade e cultura nacional, assim como outros sobre temáticas pedagógicas.
Cornélio Caley disse, na ocasião, que o cinema móvel é um dos meios tecnológicos mais poderosos para informar, educar e entreter a população, principalmente as crianças. Por isso, apelou às crianças do centro de acolhimento a se empenharem nos estudos, de forma que no futuro sejam bons profissionais e ajudem no desenvolvimento do país. “É preciso aproximar mais as expressões artísticas do público. Os cinemas móveis são uma forma clara de levar a sétima arte ao contacto das crianças. É uma iniciativa que não pode se limitar apenas a capital”, adiantou.
O director da Tondinha & Irmãos destacou, no acto, a importância de se reforçar e melhorar os conteúdos informativos que são transmitidos aos menores, especialmente a nível das novas tecnologias.
Paulo Jacinto acrescentou que o cinema em 3D vem auxiliar e facilitar a transmissão de conteúdos educativos para as crianças.
A direcção do Lar Kuzola agradeceu também a iniciativa e pediram, aos mentores do projecto artístico, que as unidades de cinema móvel voltem a passar mais vezes pelo centro de acolhimento.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA