David Caracol premiado em Espanha


17 de Março, 2016

Fotografia: Alfama Films

O actor David Caracol foi galardoado com o prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Las Palmas, pela sua interpretação no filme “Posto Avançado do Progresso”.

No filme, considerado pelo Festival como “muito diferente”, destaca-se a interpretação do, agora galardoado actor que, através da sua “complexa interpretação de um papel secundário nos transporta à realidade e ao contexto geográfico no qual se desenrola a trama, evitando convenções previsíveis”, afirmou o júri. Para além de “Posto Avançado do Progresso”, o actor já tinha feito uma participação no filme “Cartas de Guerra”, de Ivo Ferreira.
A longa-metragem de Hugo Vieira da Silva, o terceiro filme da sua carreira, é uma adaptação de um conto com o mesmo nome da autoria de Joseph Conrad. Produzido por Paulo Branco e filmado em Angola, o filme conta a história de dois colonizadores portugueses que, no final do século XIX, desembarcam numa remota zona do Rio Congo a fim de coordenar um posto comercial.
Depois de ter estreia mundial, em meados de Fevereiro, na última edição do Festival de Berlim, na secção Fórum, “Posto Avançado do Progresso”, estreia hoje nos cinemas, em Portugal.
David Caracol é actor da companhia de teatro Horizonte Njinga Mbande, grupo vencedor do Prénio Nacional de Cultura e Artes, em 2007. Grupo fundado em 1986, por um colectivo de professores, o Horizonte Nzinga Mbandi participou no primeiro concurso nacional de teatro, enquadrado no Fenacult’89, onde se classificou em terceiro lugar com a peça “Jinga a Rainha da União”.
Em 2012, David Caracol ajudou o seu Horizonte Nzinga Mbandi a vencer o Prémio Angola 35 Graus, na categoria de Cultura e Arte, e com os seus colegas tem sido protagonista dos mais procurados espectáculos de teatro em Luanda.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA