Documentário de Dom Pedro no festival em Ouagadougou


31 de Janeiro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O documentário “Tango Negro: As Raízes Africanas do Tango” está a participar no Festival Panafricano de Cinema, que decorre até 4 de Março em Ouagadougou, Burkina Faso.

Realizado por Dom Pedro, o filme destaca o surgimento deste género no século XIX por iniciativa de antigos escravos negros. Antes de conquistar Buenos Aires e Paris, o tango era uma música de rua, popular e festiva.
Apenas dois filmes de língua portuguesa vão ser apresentados no Festival Panafricano de Cinema. Além de “Tango Negro” foi seleccionado “O Espinho da Rosa”, do guineense Filipe Henriques, que no ano passado participou em 16 festivais e conquistou nove prémios.
Para a edição deste ano foram seleccionados 86 filmes que vão competir em cinco categorias: Longa Metragem, Curta Metragem, Documentário, Série de TV e Filmes das Escolas Africanas de Cinema.
Com este documentário, o realizador angolano residente em França há mais de 40 anos desconstrói os mitos à volta das origens do Tango e traz ao de cima as fortes raízes africanas veemente negadas e até desconhecidas desta música que se tornou o símbolo da Argentina.
Dom Pedro mostra com este documentário a contribuição dos escravos levados da África Central para a América Latina na criação do Tango. A narrativa vai de intensas interpretações do tango: tocado, dançado e cantado e estende-se com testemunhos legitimados por personagens directamente ligados ao mundo musical argentino: músicos, académicos e construtores de instrumentos, numa arrebatadora harmonia que mais parece um casal a dançar o tango.
O filme de 93 minutos, lançado em 2013 e que levou dez anos a ser concretizado, ganhou com a participação do conhecido pianista Juan Carlos Caceres que canta, toca e conta a história do tango.
Há dois anos no mercado, o filme já foi premiado e tem percorrido vários países. Levou o prémio do Festival Internacional de Cinema de Luanda em 2013.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA