Documentário nacional exibido no Cine Chicapa


5 de Outubro, 2015

O filme “Langidila, Diário de um Exílio sem Regresso”, que retrata a vida da nacionalista e combatente Deolinda Rodrigues, foi exibido ontem no Cine Chicapa, na cidade de Saurimo.

O documentário é baseado num diário manuscrito de Deolinda Rodrigues, de 216 páginas, no qual expõe de modo sincero e claro as vivências e peripécias da sua trajectória durante o período da luta armada de libertação nacional.
O filme enaltece a determinação da heroína e das suas companheiras em ver Angola independente e livre do jugo colonial. A exibição do documentário, realizado por Nguxi dos Santos, foi uma iniciativa do Comité Provincial do MPLA. O deputado  Mário Luandanda destacou o papel da mulher na conquista da Independência Nacional, paz e a consolidação da democracia, unidade e reconciliação nacional. Reconheceu que a mulher  prestou uma valiosa contribuição durante a luta de libertação nacional  que merece ser enaltecida.
 O filme, cuja estreia aconteceu em Luanda, fala ainda da morte de Deolinda Rodrigues, em 1968, juntamente com outras quatro companheiras de luta. “Langidila” é uma expressão do kimbundu que significa vigia ou sentinela.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA