Cultura

Festival de Veneza com dezenas de filmes

O Festival de Veneza, que começa no dia 30 deste mês e estende-se até 9 de Setembro, tem 21 filmes em competição, com a presença de várias lendas de Hollywood, como Jane Fonda, Robert Redford, George Clooney e Guillermo del Toro.

Actor Robert Redford
Fotografia: AFP

Esta 74.ª edição do mais antigo festival de cinema do Mundo vai contar ainda com a presença de Matt Damon, Julianne Moore, Jennifer Lawrence, Michelle Pfeiffer e Ethan Hawke, estrelas  que vão caminhar pelo tapete vermelho do famoso Lido.
Robert Redford e Jane Fonda vão receber, no dia 1 de Setembro, o Leão de Ouro pelo conjunto das suas carreiras, um dos principais momentos do festival.
“Estamos 97 por cento satisfeitos porque, com excepção de dois ou três filmes, conseguimos trazer todas as obras que desejávamos”, comentou Alberto Barbera, director artístico do festival.
Alberto Barbera ressaltou que todos os filmes vão ser projectados em estreia mundial. Considerado há vários anos como o prelúdio para o Óscar, uma vez que vários filmes apresentados em Veneza conquistaram esse prémio, o Festival escolheu cinco cineastas norte-americanos, que vão ser os mais numerosos de um país em competição pelo Leão de Ouro.
Entre eles, Alexander Payne vai ter a honra de abrir o Festival a 30 de Agosto com Downsizing, obra de ficção científica na qual um casal, representado por Matt Damon e Kristen Wiig, recebe a possibilidade de encolher para aceder a um mundo de riquezas inimaginável.
Frequentador assíduo da mostra, o norte-americano George Clooney vai apresentar o seu novo trabalho Suburbicon, com Matt Damon e Julianne Moore.
Darren Aronofsky, realizador de Cisne Negro e Noé, vai competir com a sua sétima longa-metragem, Mother!, estrelado por Jennifer Lawrence, Javier Bardem e Michelle Pfeiffer.

Tempo

Multimédia