Festival de Roma com Hoji Fortuna


20 de Julho, 2016

Fotografia: AFP

O filme “In the morning”, no qual participa o actor angolano Hoji Fortuna, encerrou a segunda edição do RomAfrica Film Festival, que decorreu em Roma de 13 a 16 de Julho.

In the morning” (pela manhã)  retrata a complexidade das relações amorosas e de amizade de um grupo de afro-americanos de Brooklyn.
Dirigido pela jovem realizadora americana Nefertite Nguvu, o filme é, segundo Hoji Fortuna, um marco naquilo que se tem vindo a designar a “New renaissance in black cinema” (nova vaga do cinema negro americano).
Antes da exibição do filme, ocorrida no sábado, o actor angolano disse à audiência sentir-se honrado por participar no projecto,  vencedor de vários prémios em prestigiados festivais de cinema afro-americano e multi-étnico dos Estados Unidos (UrbanWorld Film Festival, BronzeLenz Film Festival e BlackStar Film Festival) e do Festival de Cinema Terra di Sienna em Itália.
Angola esteve representada no Festival em Roma com quatro filmes, designadamente “Njinga, Rainha de Angola”, “Festa de quintal”, “I love kuduru” e “Momentos de glória.”  O filme “Njinga, rainha de Angola”, da  Semba Comunicação, exibido no RomAfrica Film Festival já participou em renomados festivais internacionais como o des Films du Monde (Montreal, Canadá) e arrebatou prémios em vários países.
A película retrata uma história que começa em 1617, ano em que o pai de Njinga, o rei Kilwanji, morre. Após presenciar o assassinato do filho e a humilhação que o irmão sofreu dos colonizadores portugueses, Njinga resolve lutar pela libertação do povo mbundu. Depois de 40 anos de intriga política e de conflito armado entre o seu povo e os colonizadores portugueses e holandeses, perdurou o lema “quem ficar luta até vencer.” Njinga consegue, entretanto, selar a paz com os colonizadores europeus, que a reconhecem como a rainha do Reino de Matamba e Ndongo.
O Festival de Cinema Africano de Roma realizou a sua primeira edição, em 2015, com o objectivo de fazer conhecer África através da sétima arte.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA