Filme angolano em festival


7 de Maio, 2015

Fotografia: Reuters

A longa-metragem “O Grande Kilapy”, do realizador angolano Zézé Gamboa, é um dos nomeados para a 20ª edição dos Globos de Ouro portugueses, no dia 24, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

O filme, que tem como protagonista “Joãozinho das Garotas”, interpretado pelo actor brasileiro Lázaro Ramos, concorre na categoria de melhor filme do festival, com as películas portuguesas “Os Maias”, “Os Gatos Não Têm Vertigens” e “A Vida Invisível”.
Inspirado em factos reais, o filme conta a história de Joãozinho, um homem com uma profunda ética de amizade, que desviava os fundos da empresa onde trabalhava e ajudava, com os mesmos, alguns amigos a viverem em más condições financeiras, devido a opressão do regime colonial português.
Por força das circunstâncias, Joãozinho acaba por se tornar uma pessoa incómoda, subversiva e com tendências políticas perigosas para o regime colonial português. Porém, a­pesar de ter sido detido é acolhido pela sociedade como um herói local, quando sai da prisão.
A longa-metragem do realizador angolano já obteve 12 nomeações para os Prémios do Festival de Cinema de Sophia, nas categorias de melhor som (Hugo Leitão e Branko Neskov), maquilhagem e caracterização (Sano de Perpessac), guarda-roupa (Teresa Campos), direcção artística (João Torres), argumento original (Luís Alvarães e Luís Carlos Patraquim), actriz secundária (São José Correia e Silvia Rizzo), actor secundário (Manuel Wiborg), realizador (Zézé Gamboa) e actor principal (Lázaro Ramos).
As filmagens de “O Granxde Kilapy” foram realizadas em Angola, Brasil e Portugal. A equipa técnica e o elenco que trabalhou no filme vêm desses três países.
O brasileiro Lázaro Ramos venceu o prémio de melhor actor no Festin Lisboa Film Festival 2013, pela sua interpretação, e  “O Grande Kilapy” foi seleccionado em festivais internacionais de cinema, com destaque para os de Toronto, Londres e Dubai.
Os prémios dos Globos de Ouro portugueses incluem  as categorias de Teatro, Música, Cinema, Desporto e Revelação e Moda.
Nesta última  categoria do concurso participa também a modelo angolana Sharam Diniz.
O canal televisivo SIC é o responsável pela transmissão, em parceria com a revista “Caras”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA