Cultura

Filme de Genuíno volta a ser exibido em Viana

O filme Sangue derramado do realizador e produtor Genuíno, que abriu no último sábado o ciclo Cinema na Minha Banda, volta a ser exibido no dia 17, em duas sessões, às 18 e às 20 horas, na Casa da Juventude, em Viana.

Realizador Genuíno mentor do projecto “Cinema na Minha Banda” que decorre até Dezembro
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O filme retrata a história de um grupo de turistas que sofre os efeitos de espíritos malignos, por entrarem numa zona rural do Sul de Angola sem autorização do soba.
O director-geral da produtora Maffia Filmes, Genuíno, disse ao Jornal de Angola que o ciclo, que decorre até Dezembro, na Casa da Juventude, promove filmes de realizadores nacionais, no sentido de dinamizar o cinema angolano.
O ciclo consiste em exibições semanais, às sextas-feiras e sábados, em duas sessões, com entradas ao preço de 500 kwanzas.
Do género de terror, Sangue Derramado, que abriu o ciclo de cinema, foi produzido em 2015 pela Maffia Filmes, que tem no seu catálogo outras quatro longa-metragens, nomeadamente Fúria de Calawenda, Prova de Fé, Vidas em Risco e Matadouro do Longo.
Na próxima sexta-feira, é projectado em duas sessões, às 18 e às 20 horas, o filme Preço da Vida, do realizador angolano João Manuel Kimbumbuila.
A Maffia Filmes, na qualidade de organizadora da iniciativa, está a contactar produtores e realizadores nacionais no sentido de participarem no ciclo, tem recebido respostas satisfatórias. 
Além de Sangue Derramado, de Genuíno, e Preço de Vida, de João Manuel Kimbumbuila, até para já programada a exibição dos filmes Desejo de Vingança, de Sansão Dias, e Natos da Maffia, de Fofa Artes. 
Genuíno considera o ciclo Cinema na Minha Banda como uma porta aberta para o surgimento e evolução de realizadores que estão no anonimato, mas que possuem talento e vontade de aprender e fazer cinema.
De acordo com o realizador, o projecto é sustentado pelas receitas das exibições dos filmes. Para alargar a divulgação do cinema nacional, a organização tenciona exibir filmes nas zonas suburbana e rurais do interior do país. A Maffia Filmes, criada em 2014, funciona num estúdio improvisado na casa de Genuíno, produzindo películas de cinema com poucos recursos financeiros, dando oportunidade aos jovens interessados em aprender técnicas de realização e de outras áreas.
Desde a sua criação, a produtora já formou actores que têm sido contratados por outras produtoras para integrarem elencos cinematográficos.
Funzula Eduardo, de nome artístico Genuíno, é formado desde 2009 em realização e edição de cinema pela TV Miramar de Moçambique. Em 2010, frequentou um curso de caracterização de cinema no Centro de Formação da Profith, em Luanda. Em 2015, realizou o seu primeiro filme, intitulado Sangue Derramado.

Tempo

Multimédia