Filme de Jacques Demy na Mediateca de Luanda


18 de Outubro, 2014

Fotografia: Divulgação

A Alliance Française de Luanda apresenta o filme “A Baía dos Anjos”, de Jacques Demy (1962), na próxima quarta-feira, às 18h00, na Mediateca de Luanda.

“A Baía dos Anjos” é o segundo filme do programa temático das quartas-feiras de Cine Mulheres rebeldes, um ciclo de quatro películas a decorrer durante dois meses.Jean trabalha num banco. Influenciado por um colega, decide mudar radicalmente o seu estilo de vida, viajar e viver uma aventura. Num casino em Nice, Jean descobre o jogo e uma jogadora, Jackie. Entre eles nasce a paixão e um fascínio ambíguo. Jean, ainda desajeitado, faz a sua educação sentimental. Jackie joga.
Jacques Demy é um realizador francês próximo do movimento da Nouvelle Vague e famoso pelos seus filmes musicais (“As Donzelas de Rochefort”, “Os Chapéus de Chuva de Cherburgo”). “A Baía dos Anjos” surpreendeu o público depois do sucesso de “Lola”, em 1960. É um filme diferente na sua filmografia, geralmente mais leve e colorida, com uma abordagem directa da tensão entre a paixão sentimental e o vício pelo jogo, e um universo visual sóbrio, filmado a preto e branco.
Os dois filmes que se seguem apresentam personagens femininas e exploram as suas histórias e personalidades, sonhos e desafios. Estas mulheres de várias idades, nacionalidades e origens sociais são animadas por motivações muitas vezes desconformes ao modelo social no qual vivem. A opressão masculina, o vício do jogo, a paixão amorosa e outras razões, ainda as levam a adoptar determinadas estratégias, racionais ou irracionais, e talvez a ultrapassar alguns limites.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA