Filme inacabado estreia no próximo ano


29 de Novembro, 2014

Fotografia: AFP

O último filme Orson Welles, “The other Side of the Wind”, que o realizador não teve tempo de acabar pode estrear no próximo ano por ocasião do centenário do nascimento do realizador após décadas de imbróglios jurídicos.

O filme, rodado entre 1970 e 1976, acompanha uma festa de aniversário em Hollywood de um velho realizador norte-americano, interpretado por John Huston.
“The other Side of the Wind”, com argumento de Orson Welles e Oja Kodar, a última companheira do realizador, que morreu morto em 1985, foi filmado em três formatos consoante as cenas de 35, 16 e 8 mm. As bobinas originais, mil caixas no total, foram conservadas em França pela produtora Les Films de l'Astrophore, noticiaram o jornal “Le Monde” e a revista “L’Express”. A nova proprietária, Françoise Widhoff, vendeu-as em 2012 a um produtor alemão, Jens Koethner Kaul, disse a própria à AFP.
O alemão juntou-se a Filip Rymsza, director da Royal Road Entertainment, e a Marshall, que produziu filmes de Spielberg.
O filme, anunciou Jens Koethner Kaul, está praticamente concluído.Já temos realizador, Orson Welles, e precisamos apenas de “um artista de edição”.  Orson Welles deixou instruções para que Oja Kodar supervisionasse o trabalho. O “Le Monde” noticiou que o actor e realizador Peter Bogdanovich garante que Orson Welles lhe pediu para terminar o filme.  Jens Koethner Kaul quer reunir todos, em Los Angeles, em Fevereiro ou Março para discutir a conclusão deste trabalho e apresentá-lo em Maio, exactamente cem anos após o nascimento do realizador norte-americano.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA