Filme iraniano eleito o melhor


30 de Julho, 2014

Fotografia: DR

“O Último Inverno”, do realizador Salem Salavati, conquistou o Prémio Cinema para a melhor longa-metragem nos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia Avanca, deste ano, que decorreu durante dez dias.

A organização do festival de cinema, que dedicou cinco dias de competições, conferências e vários seminários internacionais, anunciou queentre os países distinguidos contam-se Iraque, Chipre e Venezuela. “O Último Inverno” ganhou os prémios Cinema e de melhor actriz, atribuído a Asiyeh Moradizar.
A curta-metragem “O Imortalizador”, de Marios Piperides, ganhou os prémios de melhor daquela categoria e de estreia mundial. O Prémio Animação foi ganho pelo filme russo “Tons de Cinzento”, de Alexandra Averyanova, e o de Vídeo, pelo “Ar”, mexicano, de Romina Quiroz.
O prémio da melhor fotografia foi entregue a Amir Alivaisi pelo filme iraquiano “Preto & Branco”, de Jalal Saepanah, o de documentário a “Shado’man” e Boris Gerrets, recebeu o Prémio Televisão.
O Prémio Estreia Mundial também distinguiu os documentários “The Vatican and the Third Reich”, de Rufo Pajares, Espanha, e “A Pedra e a Palavra”, de Nagib Haickel, Brasil/Portugal. Na secção competitiva “Trailer in Motion” foi distinguido “Der Kreis”, do cineasta Stefan Haupt, Suíça, e o videoclip “Le peuple de l’herbe - Parler le fracas”, de Wasaru, França.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA