Filmes russos recordam a vitória

Francisco Pedro |
24 de Maio, 2015

Fotografia: DR

A embaixada da Rússia em Luanda organizou, de 18 a 21 deste mês, um ciclo de cinema dedicado ao 70º aniversário pela vitória na Segunda Guerra Mundial.

Foram exibidos os filmes "O Voo das Cegonhas", "O Destino de um Homem", "Balada de um Soldado" e "A Estrela".O ciclo abriu com "O Voo das Cegonhas", do realizador Mikhail Kalatozov, um dos poucos filmes soviéticos que, um ano depois da sua produção, foi premiado no Festival de Cannes, em 1958, como Palma de Ouro.
A película reflecte a crueldade da guerra e o sofrimento do povo soviético, causado pela Segunda Guerra Mundial,  entre 1941 e 1945, como a história de um casal de namorados separados pela guerra.
"O Destino de um Homem", de S. Bondartchuk, narra a história de Andrei Sokolov que perde a mulher e os filhos na guerra contra a Alemanha fascista, e sobrevive o pesadelo do campo de concentração nazi.
Embora tenha enfrentado tais calamidades, mostra não ter perdido o homem dentro de si e consegue ser pai de um rapaz órfão.
"Balada de um Soldado" é do realizador G. Tchukhrai, sendo o protagonista Aliocha Skvortsov, um soldado de 19 anos, que promete à sua mãe regressar vivo ao contrário de seu pai, que o deixou órfão depois de prometer à mulher cumprir o serviço militar e regressar à família.
A secretária para os Assuntos Culturais da Embaixada russa, Ekaterina Iliná, informou que os filmes foram produzidos na sua maioria na década de 1950, pela produtora soviética Mosfilm. "São quatro filmes de ficção que contam, de maneira diferente, a forma como o povo encarava a guerra, os jovens que deixavam as namoradas ou noivas, os pais que ficavam, uns orgulhosos e outros desapontados, os sobreviventes, a dor e o luto, a paixão pela defesa da pàtria e os anseios de um país livre das guerras", realçou a diplomata.Antigos bolseiros angolanos na Rússia, estudantes de artes, jornalistas e a comunidade russa em Luanda participaram no ciclo de cinema, em que foram exibidos alguns clássicos do cinema soviético.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA