França distingue a actriz Brigitte Bardot


27 de Novembro, 2014

Fotografia: Divulgação

A primeira Mostra Búzios-France decorreu durante quatro dias, na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. O festival de cinema francês homenageou a eterna Brigitte Bardot, que este ano comemora o seu 80º aniversário.

“Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz”, disse Brigitte Bardot, numa carta enviada aos produtores do festival de cinema, na qual afirma estar “muito orgulhosa em inaugurar a Mostra 2014”.
O festival francês contou ainda com a exibição de mais de 20 produções, incluindo quatro longas-metragens protagonizadas pela actriz e um documentário contando a sua trajectória.
“Brigitte Bardot é uma lenda do cinema e dessa cidade. Ela era uma pessoa que estava à frente das outras e apresentou Búzios para o mundo. Nada mais justo do que homenageá-la durante este festival”, declarou à agência AFP o responsável do projecto, André Granado.
Também fez parte da programação a estreia em território brasileiro de “Paixões Unidas”, lançado em Maio no Festival de Cannes. Com a participação do actor francês Gérard Depardieu, o filme retrata a história da Fifa e o planeamento dos primeiros Campeonatos do Mundo.
Todas as sessões cinematográficas foram gratuitas e exibidas em cinemas e a céu aberto na praça central da cidade.
Uma exposição de cartazes originais dos filmes actuados por Brigitte Bardot, cedidos por um coleccionador da cidade francesa de Saint-Tropez, região sul do país, também fez parte da programação do festival.
“Nós trouxemos visibilidade a Búzios, resgatando a imagem da cidade e estabelecendo-a como um destino cultural que tem uma relação directa com o país”, afirmou a produtora cultural e directora da Mostra, Cíntia Sod, em entrevista à agência de notícas AFP.
Brigitte Bardot conhecia há 50 anos, ao mesmo tempo em que representava, a cidade que se tornou um dos maiores destinos turísticos do país. Hoje, a mostra procura reviver a sua passagem pelo balneário, fornecendo uma parcela do cinema francês aos seus moradores e visitantes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA