Jornadas de cinema em Tunes


28 de Setembro, 2014

A 25ª edição das Jornadas Cinematográficas de Cartago vai decorrer de 29 de Novembro a 6 de Dezembro, tendo como destaque o filme “Tombuctu”, do realizador mauritano Abdelrahman Cissako, que participou no 67º Festival de Cannes, em França.

O cartaz do programa oficial é uma foto a preto e branco com a imagem de quatro pessoas num balcão em Tunes, durante a revolta de Fevereiro de 2011, que derrubou o então Presidente Ben Ali.
Além de filmes tunisinos produzidos recentemente, a programação inclui obras cinematográficas de outros países africanos e do mundo árabe.
As Jornadas Cinematográficas de Cartago tornam-se doravante um festival anual e não bianual, em alternância com o Festival Pan-africano do Cinema de Ouagadougou (FESPACO), organizado no Burkina Faso. A 21ª edição das Jornadas do Cinema Europeu (JCE 2014) iniciada na semana passada em Tunes, exibe curtas e longas metragens, algumas das quais pela primeira vez na Tunísia, informaram os promotores.
As Jornadas, que terminam dia 4 de Outubro, pretendem contribuir para fazer do cinema um meio de comunicação entre diferentes culturas e povos, através de filmes provenientes dos países membros da União Europeia (UE) e de África.
Entre as obras que fazem parte do programa destas jornadas, destaca-se “Aqui e agora”, do realizador tunisino Abdellah Chemakh, que evoca a filosofia do espaço e do tempo, com testemunhos de artistas que lutam contra todas as formas de pensamentos obscurantistas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA