"Plateau" divulga filmes seleccionados


10 de Novembro, 2015

Fotografia: Cedida

Os filmes seleccionados para a segunda edição do Festival Internacional de Cinema da Praia, “Plateau”, que decorre de 19 a 28, em Cabo Verde,  já são conhecidos, de acordo com a divulgação feita no fim-de-semana pela organização.


Entre os filmes seleccionados, o Brasil lidera a lista dos países de língua portuguesa, com as obras “Óna”, de Colectivo Criativo de Rua, “Do Outro Lado do Atlântico”, de Daniele Ellery e Márcio Câmara, de “ Joaquim Bralhador”, de Márcio Câmara, “Lar Doce Celular”, de Alek Lean, e “O Tempo dos Orixás”, de Eliciana Nascimento.
De Cabo Verde foram seleccionados “Consciência”, de João Paradela, “Zenaida”, de Alexis Tsafas, “Casalata”, de Ângelo Lopes e Lara Plácido, “Tchindas”, de Pablo Garcia Pérez de Lara e Marc Serena e “Hoje”, de Artemisa Ferreira.
Moçambique participa com as películas “Impunidades Criminosas” e “Caminhos da Paz”, ambas de Sol de Carvalho.  Os EUA participam com “Ambíguo” e  “Disputa”, de Zandir Santos, uma co-produção Alemanha/Brasil “Fuja dos Meus Olhos”, de Felipe Bragança, e da Áustria “ Amor Louco”, de Jessica Hausner.
O festival   decorre na cidade da Paria e conta com vários nomes sonantes do mundo da sétima arte. Os filmes em competição são exibidos no Cineteatro da Praia e no Auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo.
Além da exibição dos filmes, a organização preparou outras actividades como seminários, fóruns e palestras subordinadas a vários temas ligados a todas as áreas do cinema e audiovisual.
 O público infantil e os estudantes do ensino básico, secundário e universitário, vão ter mostras de filmes não competitivos, para acompanhar nas respectivas escolas, bairros residenciais e no cinema da Praia.  “Plateau” é um iniciativa da Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ministério da Cultura, Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e Txan Film&amp, Associates, e conta  com o apoio financeiro de empresas públicas e privadas do Município da Praia.

“Biston Betularia”

Mais um cabo-verdiano na mira do sucesso. É o caso de Élvio Manuel Ribeiro dos Santos, assume o protagonismo no filme “Biston Betularia”, produzido e realizado pelo produtor e realizador brasileiro Ive Machado. Trata-se de uma curta-metragem que retrata o quotidiano do maiense Élvio dos Santos, aluno de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira, da Universidade de Minho.
 De acordo com o “Expresso das Ilhas”, “Biston Betularia” foi exibido no 35º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, no 22º Festival Internacional de Cinema de Vitória, na 9ª Mostra de Cinema de Belo Horizonte e na 3ª Mostra Universitária de Curtas de Porto Alegre. O filme foi oficialmente seleccionado para representar Portugal na Competitiva Internacional do XI Panorama Internacional Coisa do Cinema, realizado no mês passado. 
Desenvolvido com a supervisão de Martin Dale, professor de audiovisual e multimédia da Universidade de Minho, colaboraram no filme os alunos Andrielle Correira (som), Matheus Carvalho e Joana Jorge (banda sonora), Marcos Antunes (assistência de produção) e Isabele Orengo (produtora executiva).
Élvio dos Santos alimenta agora o desejo de ver o seu filme passar nos festivais internacionais de cinema em Cabo Verde, sendo que actualmente o país tem o Festival Internacional de Cinema da Praia e o Cabo Verde International Film Festival (CCIFF) que acontece todos ao anos na ilha do Sal.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA