Realizador Robert Redford distinguido com o Chaplin


5 de Maio, 2015

O actor e realizador Robert Redford foi distinguido com o Prémio Chaplin, da Sociedade de Cinema do Lincoln Center, pelo trabalho à frente e atrás das câmaras.

Robert Redford, 78 anos, declarou na cerimónia que após meio século de carreira continua a gostar de fazer filmes. O actor, que se tornou conhecido pelas interpretações em “Butch Cassidy”, “África Minha” e “Os Homens do Presidente”, começou a sua carreira no início dos anos 1960.
Anos depois fundou o Instituto Sundance para ajudar novos realizadore. O Festival de Cinema de Sundance, com sede no Estado de Utah, é considerado o mais importante da produção independente norte-americana. “É uma acção criativa, como a arte, a pintura e a música”, disse e sublinhou: “a criação de algo pode ser feita em diferentes categorias, no cinema é explorar apenas uma outra forma de expressão”.Robert Redford venceu um Óscar de melhor realizador e outro honorário, bem como um Globo de Ouro e um Bafta.  A cerimónia do Lincoln Center teve a participação de da actriz Jane Fonda e da cantora Barbra Streisand. “Foi inesperado, o que o torna ainda mais especial”, afirmou o actor.
A Sociedade de Cinema realizou pela primeira vez esta cerimónia anual em 1972 para homenagear Charlie Chaplin, que fez carreira nos EUA, mas viveu exilado na Europa por ser perseguido pelas autoridades norte-americanas devido às suas opiniões políticas. O prémio, rebaptizado com o nome do actor do cinema mudo, distingue as grandes estrelas de Hollywood, como foram os casos de Sidney Poitier, Tom Hanks, Martin Scorsese e Clint Eastwood.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA