Sala de cinema foi inaugurada em Malanje


13 de Abril, 2015

Fotografia: Eduardo Cunha | Malanje

A exibição do filme intitulado “Njinga, rainha de Angola” marcou na cidade de Malanje a inauguração do Cine Njinga, cujo corte de fita coube ao governador provincial Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.

O filme foi produzido pela Semba Comunicação e retrata a vida de Njinga Mbande, a rainha que lutou contra os portugueses durante a ocupação  colonial.  Ao inaugurar a infra-estrutura, o governador Norberto dos Santos destacou a importância da imponente obra, que vai garantir momentos de lazer e cultura à população de Malanje.
O novo espaço tem condições para albergar eventos nacionais e internacionais. A província de Malanje está aberta a investimentos, tendo em conta as suas potencialidades turísticas e a sua localização territorial.
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, disse que a nova designação do antigo cine Turismo   em Malanje ora reaberto com a escolha de Cine Njinga representa uma homenagem à soberana do reino da Matamba, Njinga Mbande, cuja vida e obra se destaca no filme “Njinga, rainha de Angola”.
A ministra destacou que o plano nacional de desenvolvimento 2012/2017, sobre a política cultural de Angola, aponta para a necessidade do aumento da oferta de bens e serviços do sector, contando com as parcerias público-privadas.
Lourenço Roque, director-geral da EDECINE,  disse que o Cine Njinga é a primeira sala de cinema do circuito público com bilheteira informatizada e a possibilidade de receber filmes e outros conteúdos via internet com o servidor central.
O Cine Njinga possui 334 lugares, um sistema de climatização, equipamentos de projecção em formato digital 3D (três dimensões), aparelho de som de alta qualidade, com capacidade de tradução em simultâneo para três línguas, além de um avançado esquema de iluminação cénica. A inauguração  insere-se nas comemorações dos 13 anos de paz e reconciliação nacional e dos 40 anos da proclamação da Independência Nacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA