Sindicato dos Realizadores apontam favoritos ao Óscar


18 de Janeiro, 2015

Os cineastas Wes Anderson, Clint Eastwood, Richard Linklater, Alejandro González Iñarritu e Morten Tyldum são os principais candidatos deste ano ao prémio do Sindicato dos Realizadores, o indicador mais fiável ao Óscar desta categoria.

Wes Anderson, informaram os especialistas, começa a despontar pelo seu filme já premiado no Globo de Ouro e pela crítica, “Grand Budapest Hotel”, passado num majestoso hotel de meados do século XX, em que Ralph Fiennes é Gustav, o recepcionista que se vê envolvido numa herança e em suspeitas de homicídio, assim como Richard Linklater com “Boyhood”, rodado em 12 anos e conta a crónica de uma família e do crescimento de um rapaz.
Os dois cineastas estão nomeados pelos seus pares, os membros do Sindicato dos Realizadores, que anunciaram, ontem, os candidatos para a escolha final, a ter lugar a 7 de Fevereiro. Porém, destacam os especialistas, apesar de Wes Anderson e Richard Linklater serem quase veteranos na indústria, nunca os nomearam para estes prémios. Para os críticos e especialistas, a expectativa é alta já que o sindicato não se engana, há uma década, no nome do cineasta que leva para casa um Óscar, com excepção de Ben Affleck, premiado por “Argo”, mas não nomeado pela Academia para o Óscar correspondente.
Aos dois candidatos juntam-se o veteraníssimo Clint Eastwood por “Sniper Americano”, na sua quarta nomeação, e Alejandro González Iñarritu pelo também já inevitável “Birdman”, outro título que continua a aparecer nas listas dos melhores de 2014 e dos nomeados para galardões.
Além destes há ainda Morten Tyldum, o autor de “O Jogo da Imitação”, protagonizado pelo britânico Benedict Cumberbatch e que conta a história do matemático inglês Alan Turing que ajudou a decifrar o código nazi Enigma e pioneiro da ciência da computação, conceito que ajudou a formalizar tal como outro, o de “algoritmo”, que hoje estão na base de muitas das ferramentas com que trabalhamos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA