Filmes nacionais inscritos no Festival


16 de Fevereiro, 2015

A edição 2015 do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTIN) realiza-se de 8 a 15 de Abril de 2015, no Cinema São Jorge, em Lisboa, para a qual aguardam qualificação seis filmes angolanos.

Léia Teixeira, uma das responsáveis do Festival, disse à Angop que entre os filmes inscritos constam duas longas-metragens angolanas, “Socorro África”, de Henrique Narciso, e “Coração do Homem”, um musical de Bertin Wete.
Para a edição deste ano, em que Timor-Leste vai ser o país homenageado, por Angola estão ainda inscritos, aguardando selecção final, as curtas-metragens “Controle Remoto”, “Kedas no Musseke”, “Tchikena” e “Umukulu”, todas do realizador Nuno Barreto.
O FESTIN começou em 2010 e visa promover e fortalecer a cultura cinematográfica de expressão portuguesa, prevendo-se, este ano, a estreia da Guiné Equatorial, juntando-se a obras de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Além das três secções de competição, o Festival volta a integrar “Mostras de Cinema Brasileiro, Inclusão Social, Infanto-Juvenil”, entre outras, adiantou a fonte. Na edição de 2014, na qual o filme “O Destinado”, de Henrique Narciso “Dito”, foi o único concorrente angolano, o Festival exibiu 76 filmes, registando um aumento de 30 por cento de procura do público em relação a 2013, ano em que Angola foi o grande homenageado. Em 2013, o país esteve presente com os filmes “O Grande Kilapy”, de Zezé Gamboa; “Angola: Terra do passado e do futuro” e “Os Acordos do Alvor” ; “Culturas Vivas”  e “Nos Trilhos Culturais da Angola Contemporânea” .

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA