Filmes sobre Ambiente exibidos nas escolas

Roque Silva |
11 de Agosto, 2014

O Instituto Angolano de Cinema Audiovisual e a Juventude Ecológica Angolana promovem em Luanda e em algumas províncias dois ciclos de cinema sobre o Ambiente, nas escolas e comunidades rurais.

Representantes das duas instituições assinaram um acordo, em Luanda, e segundo o presidente da Juventude Ecológica Angolana, José Silva, o primeiro ciclo começa na última semana de Agosto, em algumas escolas do segundo ciclo do Ensino Secundário.
José Silva disse que a segunda fase de exibição de filmes é realizada de 12 a 15 de Setembro, e é enquadrada na programação do Festival Nacional de Cultural (FENACULT).
O programa inclui as instituições de ensino e espaços nas periferias. A base fundamental do acordo, informou, consiste em promover a educação ambiental através da cultura, fomentar debates e a produção de filmes sobre o Ambiente. O Instituto Angolano de Cinema Audiovisual e Multimédia entra no acordo com material audiovisual e de projecção. A Juventude Ecológica Angolana com a componente de sensibilização dos estudantes e das comunidades.
Nas escolas, os vídeos são projectados nos anfiteatros, e nas periferias são exibidos à noite em espaços públicos que também podem ser aproveitados para espectáculos de teatro. Além da exibição de filmes, a Juventude Ecológica Angolana pretende promover debates. “Um filme cujo tema é a água vai ajudar a discutir com os espectadores os problemas da comunidade nessa área”, disse José da Silva.
O projecto surge por força da participação da Juventude Ecológica Angolana no Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos, no Brasil, cujo lema foi “A arte da educação ambiental”.
A Juventude Ecológica Angolana tem representações, além de Luanda, em oito províncias do país, mas a dinâmica não é igual em todas. Cuanza Sul, Malanje e Namibe já estão identificadas como prioridades, pois apresentam melhores condições, fruto do dinamismo das suas representações e por estarem mais próximas da capital.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA