Cultura

Fineza Teta e Amigos mostram criatividade

Mário Cohen

Uma mostra colectiva denominada Fineza Teta e Amigos é inaugurada hoje, às 18h00, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), em Luanda, com a participação de artistas de várias gerações.

Artista plástica organiza uma mostra colectiva que congrega trabalhos de vários criadores
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

A exposição, que fica patente até 1 de Janeiro, junta  35 obras de pintura, escultura e tecelagem.
A mostra conta com obras  da ceramista Marcela Costa, fundadora da extinta galeria de arte Celamar, de Tomás Ana “Etona”, secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Jorge Gumbe, Francisco Van-Dúnem “Van”, Álvaro Macieira,  Mayembe, e Fineza Teta, a promotora da actividade.
António Feliciano dos Santos “Kidá”, Guilherme Kianiaki, Guilherme Mampwya, Paulo Kussy, Kiana, Guisese, Dom Sebas Cassule, e Adão Mussungo também participam com diversas obras.
Em declarações ao Jornal de Angola, Fineza Teta disse que a exposição é um presente de Natal para os apreciadores de artes plásticas e  tem como objectivo apresentar artistas com uma longa experiência no mundo das artes plásticas, e que muitos anos não participam em actividades do género como Etona, Marcela Costa, Jorge Gumbe, Mayembe e Guilherme Kaniaki.
“Não foi fácil juntar artistas como Marcela Costa, Jorge Gumbe, Francisco Van-Dúnem “Van”, Álvaro Macieira, João Mabuaka “Mayembe”, Guilherme Kianiaki, Guilherme Mampwya, símbolos das artes plásticas angolanas”, disse Fineza Teta.
Sobre a quantidade de obras, Fineza Teta disse que cada artista apresenta duas peças e acrescentou que algumas peças vão estar patentes na galeria de arte “Stúdio Fisty”, no bairro Patriota. “Pensei expor algumas obras na minha galeria porque a sala para exposições do HCTA é pequena para albergar todas as peças”, disse Fineza Teta.
A cerimónia de inauguração da mostra Fineza Teta e Amigos vai contar com a actuação de  Euclides da Lomba e Clara Monteiro, assim como a exibição de trajes de moda, das estilistas Nadir Taty e Soraia da Piedade.

Tempo

Multimédia