Fineza Teta revela pinturas


7 de Dezembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião |

“Divergente” é o título da exposição de pintura de Fineza Teta que é inaugurada no dia 16 às18h00, no Centro Cultural Português, Luanda, e encerra em 8 de Janeiro.

“Divergente”, a primeira exposição individual de Fineza Teta, é constituída por trabalhos de pintura em acrílico e óleo sobre tela de grandes dimensões e algumas instalações
A artistaFineza Teta afirma que o título da exposição reflecte a sua “independência relativamente a padrões clássicos estético-formais” e que procura construir um caminho próprio pela afirmação da sua individualidade e especificidade criativas.
Fineza Teta, que venceu o Primeiro Grande Prémio Pintura na XII edição do Ensa Arte 2014, nasceu em Luanda, onde iniciou a formação académica, e concluiu a licenciatura em Artes Visuais e Design na África do Sul. Participou em exposições colectivas. Em 1998, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Ensa Arte, com “Casamento”, obra na qual procurou lançar um olhar crítico sobre algumas realidades discriminatórias da mulher, que ainda marcam as sociedades contemporâneas, e o  Prémio Juventude em Pintura.
Em 2005 foi distinguida com uma Menção Honrosa nos “Salões de Primavera” de Moscovo, na qual participou juntamente com  147 artistas, provenientes  de vários países.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA