Cultura

Formação sobre dança reúne os profissionais

Mário Cohen

Uma acção formativa internacional sobre a dança, realizada por vídeo-conferência, denominada “Internacional Verão Dança”, juntou vários profissionais, entre os quais a professora angolana de dança contemporânea Elizeth Rodrigues.

Estado da arte foi analisado por profissionais em debate
Fotografia: DR

A docente disse, ontem, ao Jornal de Angola, que a formação, liderada pela mexicana Alondra García, mestre em ballet, permitiu aumentar a troca de experiências entre os participantes, entre os quais especialistas de renome, como o maestro cubano Yosmell Caldrón, os professores cubanos Durruthy e Sandor Torres, a espanhola Cristina Rodrigues e o mexicano Abranham Prior. 

A formação, explicou, contou com a participação de mestres, doutores e licenciados em dança, bem como professores de iluminação e composição musical para espectáculos do género. A única africana a participar na actividade foi a angolana.  

“Durante o encontro tive a oportunidade de falar sobre géneros únicos do país, como a kabetula e tchianda, movimentos artístico típicos de certas regiões, cujo teor é uma representação da riqueza cultural do país.

Elizeth Rodrigues informou que, em breve, logo que a situação da pandemia abrande, vai à Portugal fazer o mestrado em dança, com uma bolsa de estudo, para a Escola Nacional de Dança de Lisboa. “Em princípio, a viagem está marcada para Outubro e a formação tem a duração de dois anos, mas tudo depende da evolução da Covid 19”, destacou.

Percurso

Elizeth Rodrigues começou a carreira e profissional em 2002, na companhia de dança Minessa, com os professores Nelson Augusto, Sakaneno João de Deus e Minerva Jaca, um grupo versátil que tinha como linha principal as danças contemporânea, folclórica e latina.  Actuou em espectáculos no país e em Cuba. É a mentora do Festival Nacional de Dança “Passo a Passo”, realizado na Trienal de Luanda.

Actualmente é docente de expressão corporal e dança contemporânea no Instituto Superior de Artes (ISART), membro da associação de Dança de Angola (ADA) e mentora do grupo Twana Nxi. Está, também, a trabalhar na criação de uma disciplina de dança, denominada “Guapa Fit”, ainda em fase de desenvolvimento.

Tempo

Multimédia