Fórum Itinerante do Cinema Negro


10 de Julho, 2014

O primeiro Fórum Itinerante do Cinema Negro (FICINE) tem lugar na Praia e no Mindelo (Cabo Verde), entre 17 e 31 deste mês.

A iniciativa pretende “desconstruir estereótipos e preconceitos raciais” do continente africano e da sua diáspora.
O primeiro FICINE é dirigido a cinéfilos, profissionais e estudantes de audiovisual, antropologia e sociologia, e inclui oficinas, debates e exibições cinematográficas. A iniciativa nasceu no Rio de Janeiro, em Novembro de 2013, e conta com a presença da brasileira Janaína Oliveira e do cineasta cabo-verdiano César Schofield Cardoso, ambos fundadores do projecto.
O FICINE é “um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial de cinema, fotografia e audiovisual, que tem os/as negros/as como realizadores/as e as culturas e experiências negras como tema principal”, explicou à RDP África Samira Pereira, membro da organização.
O conceito, acrescentou, inclui diversas cinematografias, que se estendem dos países africanos às suas diásporas: “de Zózimo Bulbul, no Brasil, a Isaac Julien, no Reino Unido, de Ousmane Sembene, no Senegal, a Julie Dash, nos Estados Unidos, de Zezé Gamboa, em Angola, a Jhonny Hendrix Hinestroza, na Colômbia”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA