Francófonos mostram cultura

Kátia Ramos |
12 de Março, 2016

Fotografia: Rogério Tuti |

A diversificação da cultura de 12 países falantes da língua francesa, no domínio da dança, música e gastronomia, é o destaque da Semana da Francofonia, que decorre até ao dia 19 em Luanda.

O embaixador da Bélgica, Frank Feliz, disse na quinta-feira, em conferência de imprensa, que o programa da iniciativa é o reflexo da diversidade da francofonia.
O diplomata disse que a Semana da Francofonia não vai ser apenas dedicada à língua francesa, assim também destaca as características dos  países representados, nomeadamente Bélgica, Cabo Verde, Marrocos,  Costa do Marfim, França, Gana, Líbano, Mali, República Democrática do Congo, Senegal, Suíça e Vietname.
Frank Feliz disse que o programa cultural é particularmente dedicado aos jovens angolanos, com a actuação de artistas da França e Bélgica em escolas de Luanda.
A Noite dos Sabores Francófonos no dia 18, entre as 18h30 e as 22h00, na Fortaleza de São Miguel, um evento para convidados, é outro destaque do programa. Por sua vez, o embaixador da Suíça, Benedict Johannes Gubler, disse ser muito importante a participação nesta iniciativa, pelo facto de o seu país contribuir para o estabelecimento da paz, democracia e direitos humanos através da francofonia. “Pretende-se com estas manifestações culturais e gastronómicas a aproximação de povos que partilham o idioma francês, facilitando o acesso a várias formas de arte e cultura”, afirmou.
A Suíça, disse o diplomata, apoia Angola nas áreas da educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA