Cultura

Funda ganha biblioteca móvel

A iniciativa cultural Um Livro Uma Criança Muitas Leituras criou no sábado, no bairro do Farolim, comuna da Funda, Cacuaco, uma biblioteca móvel para os alunos das escolas locais e para as crianças fora do sistema do ensino.

Fotografia: DR

Rui Ramos, jornalista e coordenador do projecto, disse ao Jornal de Angola que a criação desta biblioteca, com os primeiros 130 livros, tem como objectivo fomentar a leitura entre as crianças da região, que enfrentam graves problemas sociais e culturais, uma parte das quais não estudam e são mandadas pelos pais trabalhar nas lavras e vender na praça Sabadão e na pracinha do Mulundu. A coordenação e gestão do acervo bibliográfico está a cargo do jornalista e escritor Bússulo Dolivro.
A associação foi fundada em fins de 2012 e já criou 121 bibliotecas em escolas, centros de acolhimento, pediatrias e instituições locais com cerca de 32 mil livros, todos doados em Angola e Portugal.
A próxima biblioteca vai ser criada na Escola Delegado Eusébio Nelson, no Dundo e para o efeito os livros já se encontram na Lunda-Norte.

Tempo

Multimédia