Cultura

Galeria Palais de Tokyo abre portas a nudistas

Uma galeria de arte contemporânea em Paris, a Palais de Tokyo, abriu as portas pela primeira vez a nudistas, numa mostra inaugurada sábado, para 161 visitantes que, sem roupa, apreciaram obras de arte.

Visitantes retiram as roupas para apreciar escultural em Paris
Fotografia: DR


A Palais de Tokyo organizou a mostra em que pediu aos visitantes que deixassem a roupa no bengaleiro e depois visitaram a exposição, antes de a galeria abrir as portas ao público em geral, para quem quisesse ir vestido.
“As mentalidades estão a mudar hoje em dia. Os amantes do nudismo estão a ultrapassar barreiras, tabus e mentalidades obstrutivas”, explicou Julien Claude-Pe-negry, o director de comunicação da Associação Nudista de Paris, citado pela BBC. Se-gundo o “Le Parisien”, a iniciativa foi um “grande suces-
so”, acrescentando que os visitantes consideraram a “atmosfera muito agradável” e que desta forma se interagia mais com as esculturas.

Abertura de Cannes
O Festival de Cannes 2018 começa, hoje, com o filme “Todos lo Saben” (Everybody Knows). Este é o primeiro filme de língua espanhola do aclamado realizador iraniano Asghar Farhadi, responsável por longas premia-
ções, como “A Separação” (2011), “O Passado” (2013) e o “O Apartamento” (2016), entre outros.
Jean-Luc Godard e Spike Lee, dois cineastas consagrados, aparecem na selecção com filmes inéditos: “The Image Book” e “BlacKkKlansman”. Ao todo, 18 filmes disputam a Palma de Ouro, principal prémio do festival.
Entre as produções da CPLP, este ano vai ser projectado o filme brasileiro, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, que já integrou o júri do festival em 1981, para estreia mundial dentro da mostra Sessões Especiais. Cacá Diegues realizou “Bye Bye Brasil” (1979) e “Deus é Brasileiro” (2003).
Vencedor da Palma de Ouro em 1976 por “Táxi Driver”, o realizador norte-americano Martin Scorsese vai receber, amanhã, o prémio “Carrose d'Or”, criado pela Sociedade de Realizadores de Filmes (SRF) da França, como sinal de reconhecimento à carreira ímpar de grandes personalidades.

Tempo

Multimédia