Galeria Tamar Golan recebe exposição


3 de Agosto, 2015

Fotografia: Cedida

O artista plástico Mishka Toussaint Olivier, também conhecido como Mistous, inaugura dia 11, às 18h, a exposição “Mulher Africana”, na Galeria Tomar Golan, em Luanda.

A mensagem dos quadros prende-se com a valorização da mulher que amamenta o seu filho sem vergonha: as zungueiras, que além de trabalhar, carregam os seus filhos nas costas numa acção simultânea. O pintor usa óleo sobre tela e destaca o impressionismo nas obras.
No catálogo da mostra, o artista plástico Kabudi Ely refere que “abordar de forma leve, ou mesmo analisar na perspectiva hermenêutica, a pintura que Mishika apresenta, passa pela resolução do problema da compreensão dos   
contextos sociais onde ele nasceu, cresceu e desenvolve as suas actividades. Nesse processo da sua vida pessoal, intensamente desenvolvida em África, a intervenção da mulher tem sido mais produtiva que a do homem”.
 O texto de Kabudi Ely refere ainda que, “a crer nisso, a junção de cores quentes com formas femininas em diversas actuações, bem como os rostos mascarados, sublinha o que representa a mulher numa região caracterizada pelas marcas restantes do seu processo histórico e contemporâneo”. A mostra fica patente até ao dia 27, na Fundação Arte e Cultura. O pintor frequentou o Instituto Superior de Belas Artes em Kinshasa e é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) desde 2012.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA