Cultura

Governador faz aposta no sucesso da música

Franscisco Curihingana | Malanje

Melhorar a qualidade da música feita em Malanje levou o governador da província a oferecer vários instrumentos musicais à Banda Suavidade, de forma a que, no futuro, esta tenha a possibilidade de apresentar espectáculos condignos.

Kwata Kanawa pede maior atenção aos artistas locais
Fotografia: Genivaldo Fonseca | Edições Novembro

A oferta dos instrumentos musicais representa, para o governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, uma oportunidade de os jovens integrantes da banda aprimorarem os seus talentos. Doravante, continuou, a banda tem condições de participar em mais espectáculos, mesmo além das fronteiras de Malanje, e assim obter receitas para os seus próprios trabalhos e o sustento das suas famílias. 

Kwata Kanawa chamou ainda a atenção dos membros da banda para o cuidado a ter-se, agora, com a preservação dos instrumentos musicais e pediu-lhes para explorarem mais, nas suas composições, aspectos da realidade cultural do país, em particular da província, de forma a que possam preservar e transmitir às gerações vindouras conhecimentos sobre a típica identidade dos angolanos, sem descurar o papel da unidade dentro da diversidade. “As mensagens têm de ser o mais educativas possível, pois vivemos numa época de aculturação.”
O gesto, que para o dirigente não é o último do género, foi bem recebido pelos integrantes da banda, pois estavam, há meses, à espera de uma oportunidade semelhante, para aumentarem a qualidade do seu trabalho. Os integrantes da banda, que aproveitaram os novos instrumentos para actuar na Biblioteca Provincial de Malanje, onde interpretaram clássicos angolanos, disseram que é preciso dar-se maior atenção à classe artística local, de forma a que esta tenha oportunidade de competir com os de outras províncias, em especial os de Luanda.
Os músicos aplaudiram o gesto do Governo da Província de Malanje pela aquisição do aparato sonoro. “Nós, os jovens fazedores de música, não encontramos palavras suficientes para agradecer esse gesto do Governo da Província de Malanje em colocar ao nosso dispor esses meios que vão permitir-nos relançar a música e ocupar outros jovens criadores”, disse.
Para Garcia Diva, um dos integrantes da Banda Suavidade, a oferta é benéfica para toda a classe artística local, uma vez que vai permitir aos músicos, locais ou estrangeiros, actuarem com um conjunto melhor preparado do ponto de vista técnico.
Por sua vez, o director provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Fernando Cristóvão, disse que a oferta dos equipamentos é um incentivo aos criadores locais.

Tempo

Multimédia