Governo constrói museus

Flávia Massua | Saurimo
14 de Janeiro, 2016

A província da Lunda Sul vai contar em breve com dois museus, um em Saurimo e outro na localidade de Itengo, a 30 quilómetros da cidade.

Além de uma Casa de Cultura, para a preservação e enriquecimento da identidade patrimonial da região, a serem construídos no âmbito do projecto “Havemos de Voltar”, disse ontem o director Provincial da Cultura.
António Izumbo  confirmou o início dos trabalhos com sessões de campanha de registo e busca de informações sobre bens patrimoniais, que visam promover a divulgação e conservação do património. O projecto tem como  objectivo criar estratégias de produção e divulgação de expressões culturais da região, de acordo com as suas realidades, partindo do pressuposto de que “este vai servir como ponto de partida no domínio de formação de novos valores culturais”, disse António Izumbo, que confirmou que no prazo de   um ano, os intervenientes no processo têm de actualizar o património cultural já existente na província.
 Um estudo profundo sobre a História dos povos Tchokwe, Lunda Kamatanga, Xinge e Minungo está também previsto, assim como um  mais abrangente à volta de figuras históricas da região com destaque para Lueji A'Nkonde, Ndumba-Wa-tembo e Nguza-ya-wona-Mwamuyombo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA