Governo provincial do Zaire quer colóquio internacional


18 de Março, 2015

Fotografia: Adolfo Dumbo

Um colóquio internacional sobre o tema "Mbanza Congo, candidata a património cultural da humanidade, potência excepcional e universal" vai ser realizado, durante as festividades da cidade de Mbanza Congo, que se assinalam a 25 de Julho, pelo Governo Provincial do Zaire, em parceria com o Ministério da Cultura.

O governador provincial José Joanes André  disse que o encontro vai servir como um espaço de debate sobre a cultura e a história do antigo reino do Congo.
"O colóquio vai permitir  dar apoio aos esforços do Executivo para a inscrição da cidade de Mbanza Congo na lista do Património Mundial da humanidade da Unesco." O projecto para a inscrição de Mbanza Congo na lista do Património Mundial foi lançado em 2007, com a realização de uma mesa-redonda internacional sobre o tema “Mbanza Congo, Cidade a Desenterrar para Preservar”, que decorreu na capital do Zaire.
Neste momento, o Ministério da Cultura trabalha para a conformação de alguns aspectos do "dossier" de candidatura a ser reencaminhado, até Setembro do ano em curso, à Unesco, organismo responsável pela inscrição dos bens e sítios na lista do património universal.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA