Grupo das Artes confirma desistência


3 de Fevereiro, 2016

Fotografia: António Soares | Cabinda

O Grupo das Artes, vencedor da edição 2015 do Carnaval de adultos na província do Huambo, confirmou ontem a sua desistência do desfile deste ano, por falta de verbas, disse à Angop, o coordenador do grupo.

Pascoal Nhanga disse que o grupo não tem condições para adquirir a indumentária dar algum estímulo de participação aos mesmos.
“Lamentamos a nossa desistência, porque, como sabem, para participarmos é preciso que estejam criadas as condições necessárias como a logística, finanças, indumentária e outros elementos que fazem parte desta grande manifestação cultural”, salientou.
Pascoal Nhanga garantiu que o grupo tudo fez para estar presente no desfile, mas sem sucesso, uma vez que até a semana passada não obteve apoio algum para iniciar a sua preparação.
Outro assunto que pesou na tomada da decisão do grupo tem a ver com o facto do valor do prémio não compensar os custo que, em seu entender, são avultados, embora não tenha revelado, disse Pascoal Nhanga.
Ainda assim, Pascoal Nhanga reconheceu que o desfile do Carnaval de adultos na província do Huambo tem estado a crescer, em termos de qualidade e quantidade, faltando, porém, um incremento no valor do prémio.
Pascoal Nhanga recusou assumir que a desistência do grupo das Artes retire qualidade ao desfile e frisou que a tradição do carnaval vai se manter na região. Pascoal Nhanga apelou à comissão organizadora do evento a estabelecer parcerias com os empresários, para que o valor do prémio a atribuir aos vencedores correspondam com o investimento feito pelos grupos.
Criado em 2010, o Grupo das Artes foi vencedor em três edições do Carnaval no Huambo e em duas edições ficou no segundo lugar.

Cunene

Ao todo, 53 grupos carnavalescos estão inscritos para o desfile do Carnaval 2016 nos seis municípios da província do Cunene, revelou à Angop, o coordenador da comissão provincial preparatória do Entrudo. João Luenga disse que os grupos dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cahama, Cuvelai e Curoca estão a concluir os preparativos para a sua participação nos desfiles municipais no dia 7 de Fevereiro, que não apurar os grupos para o desfile provincial no dia 9 de Fevereiro.

Cuando Cubango

Um total de 37 grupos carnavalescos, sendo 27 da classe infantil e dez de adultos, estão inscritos no município de Menongue, província do Cuando Cubango, para a presente edição do Carnaval. De acordo com o director em exercício da Cultura no Cuando Cubango, Pedro Amaral, que prestou a informação à Angop, o desfile provincial realiza-se no dia 9 de Fevereiro no Largo 23 de Março.
Para o desfile provincial, ressaltou, as inscrições já estão encerradas desde o dia 25 deste mês, embora ainda não se tenha criado o júri.
Nesta altura, referiu, o sector da Cultura está a preparar, através do calendário planificado, visitas aos grupos carnavalescos que se encontram a ensaiar nos diferentes bairros da cidade de Menongue, para o devido acompanhamento.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA