Grupo do Tômbwa desfila no Namibe


27 de Dezembro, 2014

O grupo carnavalesco do município do Tômbwa tem presença garantida no desfile do Carnaval 2015, anunciou o administrador municipal José Tchindongo.

Falando à Angop, José Tchindongo informou que o grupo está preparado para dançar o Carnaval num espírito de harmonia e paz. Mais de 100 integrantes deste grupo já começaram os ensaios para que no dia marcado possam, de forma colorida, desfilar na Marginal do Namibe, mostrando o que o povo da terra do deserto sabe fazer, referindo-se aos aspectos ligados à pesca.
Garantiu igualmente ter já recebido apoios em termos de indumentária, num gesto da Direcção Provincial Cultura. O grupo dança o Carnaval desde os anos 80 e já arrebatou duas vezes o título.
Para a edição de 2015, estão inscritos 26 grupos de adultos e infantis, em representação dos cinco municípios da província. Em 2014, o grupo Torro Tombo foi o grande vencedor. Em segundo e terceiro lugar, ficaram os grupos Forte Santa Rita e Espírito Santo.
Uma exposição denominada “Feira do Carnaval”, de artefactos da actividade cultural foi realizada em este mês, durante três dias, no Pólo Universitário do Namibe.
Realizada anualmente, a “Feira do Carnaval” valoriza o trabalho dos criadores de arte e cultura da província e põe à disposição dos grupos carnavalescos e da população produtos relativos ao Carnaval.
A directora provincial da Cultura, Euracema Major, disse que a festa do Carnaval melhora de ano para ano na província do Namibe. “Para 2015, estamos a pensar num Carnaval muito mais organizado. Estamos a preparar todas as condições para que os grupos  se apresentem melhor”, disse.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA